Dossiê sobre Cor | Revista Laika

Esta edição da Revista Laika, republicada na Revista da Associação Pró-Cor do Brasil, apresenta um dossiê sobre a cor na imagem em movimento, tema que paulatinamente vem tomando dimensão nos estudos cinematográficos. Os artigos apresentados fazem parte de um recente panorama de pesquisa, que desde os anos 2000 tem se firmado como uma linha teórica. Colóquios, conferências e publicações procuram problematizar a questão da cor nas imagens em movimento e cujos resultados podem ser constatados em estudos realizados em âmbito francês, anglo-saxão e também brasileiro.

Por esse motivo, o dossiê sobre a cor no cinema e no audiovisual visa apresentar ao leitor brasileiro não apenas alguns dos principais estudiosos sobre o tema, como também retificar o valor da pesquisa desenvolvida no Brasil. Desta forma e através da exposição de artigos de abordagens heterogêneas é que a cor no cinema se revela como um extenso campo de pesquisa, cujas capacidades estão distantes de serem cessadas.

Para esta edição, foram reunidos textos dos autores Richard Misek (“A Cor Digital”), Sarah Street (“Consciência das Cores: Natalie Kalmus e o Technicolor na Grã-Bretanha”), Paul Coates (“Colorido e/como Monocromático”), Lenice Barbosa (“Cor-Tempo, Imagem-Movimento”), Susana Dobal (“Kieslowski, Jarman e Klein: Variações em torno do Azul”) e Natália de Castro Soares (“Relações Sinestésicas entre Imagem e Som, entre Cor e Som e Alguns Exemplos no Cinema Silencioso”).

Acesse o Dossiê aqui

2 thoughts on “Dossiê sobre Cor | Revista Laika

  1. Bruna Costa disse:

    Bom dia. Sou estudante de História da Arte e estou pesquisando a cor na arte contemporânea como tema de trabalho de conclusão de curso. Meu objeto de pesquisa é a artista Suzana Queiroga. Gostaria de saber como posso ter acesso ao dossiê, que requer nome de usuário e senha. Alguns dos textos presentes no dossiê seriam de grande contribuição para o meu trabalho, para fins estritamente acadêmicos. Obrigada desde já.

    1. procor disse:

      Bruna, bom dia!

      Entramos em contato com a pessoa responsável para saber como liberar este material para você. Assim que tivermos retorno, entraremos em contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *