Evento para o Dia Brasileiro da Cor 2015

A Associação ProCor do Brasil e o Color Marketing Group, em parceria, realizaram um evento Internacional de dois dias, agregando aproximadamente 100 pessoas, com auditório completo, no Hotel Transamérica Prime International Plaza, São Paulo. O primeiro dia (21 set), contou com um workshop para discutir o uso correto das cores no desenvolvimento de produtos e definir a paleta de cores de tendência de 2017 para a América Latina. Dentre profissionais da cor nas suas mais diversas categorias, produtores de pigmento, tintas, embalagem, arquitetos, designers, coolhunters e consultores de cor, cada participante trouxe suas pesquisas e interpretações pessoais sobre futuras tendências.  Foi feito um processo de filtragem do qual foram identificados 3 macro-conceitos chegando em seguida a 16 cores chaves, e dentre essas, a cor do ano para 2017 para a América Latina.

wkshp

Workshop do Color Marketing Group no dia 21 com 24 participantes discutindo as tendências de cores da America Latina.

 

À noite, do dia 21, houve um jantar patrocinado pela Lukscolor Tintas, descontraindo o grupo do workshop, de 24 pessoas, que contou com dois norte americanos. Após o jantar, houve um show de luzes e cores na fachada do prédio da FIESP, encomendado pelo SITIVESP, mostrando uma obra de arte elaborada pela Galeria de Arte digital da FIESP, em homenagem ao Dia Brasileiro da Cor.

jantar

Jantar no Rubayat, oferecido pela Lukscolor Tintas.

 

No dia 22, na sequência do evento, houve uma manhã com três palestras, contando com a presença de 100 pessoas. O evento foi aberto com uma fala de Patrícia Fecci, Gerente de Marketing da Sherwin-Williams e Diretora do Color Marketing Group para América Latina. A Presidente da Associação ProCor do Brasil, Profa. Dra. Paula Csillag, fez a Abertura do Evento, na sequência, apresentando a ProCor, o Dia Brasileiro da Cor e comentando como um evento como este é rico para potencializar sinergias e parcerias, promovendo uma rica interação academia|indústria. A Presidente apresentou também um vídeo da obra de arte digital da FIESP, encomendado pelo SITIVESP, em comemoração ao Dia Brasileiro da Cor.

Apresentação de Patrícia Fecci, Gerente de Marketing da Sherwin-Williams e Diretora do Color Marketing Group para América Latina

Apresentação de Patrícia Fecci, Gerente de Marketing da Sherwin-Williams e Diretora do Color Marketing Group para América Latina.

 

Apresentação da Presidente da Associação ProCor do Brasil, Profa. Dra. Paula Csillag

Apresentação da Presidente da Associação ProCor do Brasil, Profa. Dra. Paula Csillag.

 

Foto: Everton Amaro

Foto da obra de arte da galeria digital da FIESP, com luzes coloridas de LED. Foto: Everton Amaro

 

Foto: Everton Amaro

Outra imagem da obra, atraindo atenção dos passantes da Av. Paulista. Foto: Everton Amaro

 

Em seguida, o norte-americano, John West, presidente do Color Marketing Group, ministrou a palestra “O Lucro da Cor” e mostrou as principais tendências de cor que vem pesquisando e as paletas definidas pelo CMG no Brasil, América do Norte e Europa. “Os membros do Color Marketing Group são convocados ao longo do ano, em encontros locais e internacionais, para discernir como as inovações podem mudar o mundo, quais adaptações precisam ser realizadas e como expressar da melhor maneira a evolução das cores com o passar do tempo. As tendências surgem a partir de discussões que vão desde a mudança social para a mídia social, da tecnologia à natureza, de palestras a workshops. Assim, um consenso é alcançado e a paleta do futuro toma forma”, descreveu West.

 

Apresentação do Presidente do Color Marketing Group, John West

Apresentação do Presidente do Color Marketing Group, John West.

 

Além dele, a sócia da ProCor, Fabiane Mandarino, falou sobre a “Difusão da Cor na Mídia”, traçando um panorama cronológico e conceitual sobre como a cor vem influenciando os principais títulos de moda do mundo e ganhando cada vez mais força na contemporaneidade, com o color blocking. A pesquisadora mostrou como as publicações mais avant-garde vem mostrando a cor ao longo da história recente e como o zeitgeist da sociedade contemporânea deve ser percebido e adiantado pelos designers de moda para a criação de suas coleções e pelos editores, fotógrafos e produtores de revistas, nas suas produções visuais.

 

IMG_0602

Palestra da sócia Fabiane Mandarino.

O sócio da ProCor, Arquiteto e Professor da Universidade de São Paulo, Dr. João Carlos de Oliveira Cesar, encerrou o evento com uma palestra com o tema “Cor e Identidade: do Produto à Cidade” em que descreveu sua mais recente pesquisa, e em andamento, em que fotografa as principais cidades do país e faz um mapa de calor das cores, apontando quão coloridas são estas cidades e fazendo uma análise dessa produção, por meio de fotografias e gráficos.

 

Palestra do Prof. Dr. João Carlos Cesar, sócio da ProCor

Palestra do Prof. Dr. João Carlos Cesar, sócio da ProCor.

Para encerrar o evento, houve o lançamento do livro Comunicação com Cores, da Profa. Dra. Paula Csillag, com um brunch patrocinado pela Lukscolor Tintas.  A ESPM patrocinou a oferta de livros a todos os participantes.

IMG_0625

Lançamento do livro COMUNICAÇÃO COM CORES, da Profa. Dra. Paula Csillag.

Screen Shot 2015-12-15 at 6.11.43 PM

Capa do livro da Profa. Dra. Paula Csillag, lançado no evento e distribuído a todos os participantes, com patrocínio da ESPM.

A Tintas Sherwin-Williams faz parte do Color Marketing Group e também da Associação ProCor do Brasil: “Nossa união a essas associações nos consolida ainda mais como experts em cores, somando experiências e conhecimento. Estarmos juntos realizando esse encontro em São Paulo demonstra o empenho da Sherwin-Williams em fomentar a cor no Brasil e as possibilidades que as cores propiciam para crescimento econômico e diferenciação de empresas, marcas e profissionais.”, afirma Patrícia Fecci, Gerente de Marketing da Sherwin-Williams e Diretora do Color Marketing Group para América Latina.

Com o Patrocínio Master da Tintas Sherwin Williams, o evento contou também com o patrocínio da Lukscolor Tintas, ESPM, NCS, RAL Colours, X-Rite Pantone e Senai-SP Editora e contou com o apoio da ABRAFATI, SITIVESP, ADESP e ABEDESIGN. Foi um evento incrível e muito elogiado!

 

Da esq para dir: Sr. Paulo Cesar Aguiar, Diretor Executivo do SITIVESP, Sra Deise Melo, da Lukscolor Tintas, Sr. Narciso Preto, Presidente do SITIVESP, Sr. John West, Presidente do Color Marketing Group e Sra. Maria Angelica Potomati, estiveram presentes

Da esq para dir: Sr. Paulo Cesar Aguiar, Diretor Executivo do SITIVESP, Sra Deise Melo, da Lukscolor Tintas, Sr. Narciso Preto, Presidente do SITIVESP, Sr. John West, Presidente do Color Marketing Group e Sra. Maria Angelica Potomati, da Lukscolor Tintas, estiveram presentes.

 

Da esq para dir: Profa. Dra. Paula Csillag, Presidente da ProCor, Prof. Dr. João Carlos Cesar, palestrante e sócio da ProCor, Sra. Carol Derov, Diretora do Color Marketing Group, Sra. Patrícia Fecci, Gerente de Marketing da Sherwin-Williams e Diretora do Color Marketing Group para América Latina, Sra. Fabiane Mandarino, palestrante e sócia da ProCor e Sr. John West, Presidente do Color Marketing Group

Da esq para dir: Profa. Dra. Paula Csillag, Presidente da ProCor, Prof. Dr. João Carlos Cesar, palestrante e sócio da ProCor, Sra. Carol Derov, Diretora do Color Marketing Group, Sra. Patrícia Fecci, Gerente de Marketing da Sherwin-Williams e Diretora do Color Marketing Group para América Latina, Sra. Fabiane Mandarino, palestrante e sócia da ProCor e Sr. John West, Presidente do Color Marketing Group.

 

 

Screen Shot 2015-12-12 at 4.44.32 PM

 

Screen Shot 2015-12-12 at 4.38.53 PM

Screen Shot 2015-12-12 at 4.39.19 PM

Convite do evento.

materialSet2015

Material e sacola do evento distribuídos aos participantes.

 

autoria: Profa. Dra. Paula Csillag | Presidente 2015 a 2017 | Associação ProCor do Brasil