PROCOR

A criação da Associação ProCor do Brasil em 2006 foi uma proposta de profissionais de diversos setores produtivos, artistas plásticos e pesquisadores de várias partes do país, que consideram importante a existência de uma entidade para integrar seus associados (pessoas ou entidades) que atuam com cor e luz, apoiando e difundindo estudos e pesquisas relacionadas às cores em todos os campos e processos produtivos da atividade humana com os quais a cor interage.

Alguns destes campos em que a cor está presente são: comunicação visual, arquitetura, design de interior, design gráfico, iluminação, embalagens, artes, saúde, fisiologia, processos produtivos de tintas, tecidos, cosméticos, entre vários outros. A ProCor entende que o uso da cor propicia efeitos impactantes na eficácia da comunicação, da apresentação mercadológica de produtos, bem como na estética, poética e conforto ambiental humano.

A missão da ProCor é incentivar o estudo e a difusão de conhecimentos sobre a cor, apoiando o trabalho de seus associados, promovendo uma sinergia produtiva academia|indústria.

A ProCor é o único representante brasileiro na AIC, Association Internationale de la Couleur. Assim, a ProCor também está alinhada com os objetivos da AIC, que são de estimular a pesquisa da cor, difundir este conhecimento e contribuir para a aplicação deste conhecimento na solução de problemas nos campos da ciência, arte, design e indústria.

A Associação ProCor do Brasil propõe-se a: promover grupos de estudos, palestras, seminários e congressos; participar ativamente da AIC; integrar pessoas e instituições que atuam com a cor e divulgar o trabalho desenvolvido pelos seus associados no campo da cor.

A proposta para a instituição de um Dia da Cor foi apresentada pela Associação ProCor ao Dr. José Caivano, quando presidente da AIC – International Colour Association, no IV Encontro Brasileiro da Cor, evento promovido pela ProCor dentro da FEITINTAS de 2010. Na época, o Dr. Caivano comprometeu-se em levar a ideia às demais entidades que integram a AIC, no sentido de que cada país filiado à entidade adotasse uma data para instituir o seu “Dia da Cor”, de acordo com suas tradições e peculiaridades locais. Após isso, foi instituído o Dia Internacional da Cor pelo AIC, mais info neste link. Em 19 de dezembro de 2012, a Lei Nº 14.913, estabeleceu oficialmente o dia 21 de setembro como o Dia da Cor no Estado de São Paulo.

Assim, a Associação ProCor do Brasil adota duas celebrações para o Dia da Cor: em 21 de março, o Dia Internacional da Cor e em 21 de setembro o Dia Brasileiro da Cor. O dia 21 de maço é o equinócio do hemisfério norte, com o início da primavera neste hemisfério. Assim, faz todo o sentido ter o dia Brasileiro em setembro, uma vez que a primavera do hemisfério sul começa com o equinócio em setembro. A primavera é a época de florescimento, na qual as cores começam a reaparecer e, no caso do Brasil, com cores vibrantes e tropicais.

A sede da ProCor está localizada na avenida Paulista, 1313 | 9º andar | São Paulo, SP, onde fica localizado o SITIVESP (Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo). O SITIVESP bem como a ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas) são alguns dos fundadores da ProCor e são membros e conselheiros até hoje. Os interessados em conhecer melhor a associação e/ou integrar-se a ela podem encaminhar e-mail para procor@procor.org.br.

Conheça o Estatuto da Associação ProCor do Brasil.

Clique para ver o  Relatório de Atividades de 2015.


Diretoria Executiva 2015-2017

Presidente: Paula Csillag – paulacsillag@procor.org.br
Vice-Presidente: Luciana Munhoz
Secretário: Alexandre Lopes
Tesoureiro: Fabio Luiz Sant’Anna Cuppo
Diretor Secretário Suplente: João Carlos Cesar
Diretor Tesoureiro Suplente: Herta Luiza Lenhardt

Conselho Fiscal 2015-2017

Membros efetivos
Dilson Ferreira
Paulo Cesar Aguiar
Reinaldo Pedro Correa

Membros Suplentes
Antonio Barbosa
Gilberto Braccialli
Marcos Antonio Cuisse

Conselho Técnico Científico 2015-2017

Alexandre Lopes
Deise Mello
Fabiane Mandarino
Fabio Luiz Sant’Anna Cuppo
João Carlos César
Herta Luiza Lenhardt
Laura Carvalho
Marcos Luiz Ziravello Quindici
Nelson Domingos Bavaresco
Pablo Manyé
Patrícia Fecci
Paula Csillag
Paulo Félix Marcelino Conceição
Robert Hirschler