LIVROS

Livros de Associados da ProCor

COMUNICAÇÃO COM CORES

de Profa. Dra. Paula Csillag

Transitando pelos campos de design, arte, psicologia e neurologia, Paula Csillag consolidou uma metodologia original de análise, contribuindo para ampliar a compreensão dos fenômenos objetivos do uso das cores. Esse modelo, criado pela autora e fruto de uma pesquisa apoiada pelo Centro de Altos Estudos da ESPM, foi apresentado em congresso internacional nos Estados Unidos, em 2007, tendo seu artigo sido premiado e eleito como o melhor no Book of Selected Readings. A partir disso e com base em estudos científicos, ela descreve princípios que orientam a aplicação de cores na comunicação visual, partindo de escolhas mais conscientes, que não dependam unicamente da intuição ou do talento dos criadores. Os temas aqui desenvolvidos encontram aplicação nos campos de design, publicidade, arquitetura, cinema, fotografia, moda, embalagens e qualquer outro que lide com imagética. Com isso, a autora visa ajudar profissionais que trabalham com comunicação visual a terem respostas e critérios objetivos em suas escolhas cromáticas.

Editora SENAI SP

encontre o livro aqui: https://www.amazon.com.br/Comunicação com Cores


HARMONIA DAS CORES

de Nelson Bavaresco

Um livro que não é apenas um livro, mas também é uma ferramenta especial para todos que estudam ou trabalham com a escolha e indicação de cores. De conteúdo técnico-didático, o livro trata dos fundamentos estéticos da harmonia cromática, fundamentado nos princípios da linguagem musical. Nele vem inserido, em duas lâminas para destaque, o ArmColor de tiras, que permite organizar e visualizar mais de 190.000 combinações de cores. Um item importante do livro é a descrição metódica no planejamento de cores destinadas às mais diferentes finalidades. A obra descreve ainda os 24 acordes mapeados pelo Sistema Cecor, informando detalhes da harmonia e o número de combinações feitas por cada um.

encontre o livro aqui: http://cordesign.com.br/produtos/?41/livro-harmonia-das-cores,-edicao-2016


INTRODUÇÃO À TEORIA DA COR

de Profa. Dra. Luciana Martha Silveira

Este livro foi pensado para auxiliar, por um lado, o professor das disciplinas que envolvem Teoria da Cor, e por outro, os alunos destes cursos, principalmente no processo de evidência da construção cultural simbólica da cor. Estudar a percepção da cor em detalhes é requisito básico para estudantes das áreas que desenvolvem suas principais articulações no âmbito visual. Assim, a Teoria da Cor é fundamental para uma ampla faixa de cursos, que vão desde o Design e suas ênfases específicas. Profissionais da área também encontrarão aqui importantes informações que os auxiliarão na aplicação da cor em seus projetos.


Semiótica das Cores na Canaricultura

de Prof. Dr. Luiz Barçante

Já vai longe o tempo em que canários eram apenas animais de estimação, mais precisamente a partir de meados do século XVI.

A partir da Revolução Industrial até o final da década de 1980 canários foram utilizados no interior das minas de carvão. Essa prática se devia ao fato de que ao perceberem a mais leve alteração no ar os canários interrompiam o canto e esse fato era interpretado pelos mineradores como sinal de alerta.

Em uma busca no Google Acadêmico pelo termo “Serinus Canaria” encontramos mais de 7.000 artigos, os mais antigos remontando à década de 1930.

Desde 1961 a revista Science Magazine vem publicando artigos sobre o tema, sendo o mais recente publicado no ano de 2020, que aborda o tema dimorfismo sexual nos canários.

encontre o livro aqui: https://clubedeautores.com.br/livro/semiotica-das-cores-na-canaricultura-3