PROCOR

A criação da Associação ProCor do Brasil em 2006 foi uma proposta de profissionais de diversos setores produtivos, artistas plásticos e pesquisadores de várias partes do país, que consideram importante a existência de uma entidade para integrar seus associados (pessoas ou entidades) que atuam com cor e luz, apoiando e difundindo estudos e pesquisas relacionadas às cores em todos os campos e processos produtivos da atividade humana com os quais a cor interage.

Alguns destes campos em que a cor está presente são: comunicação visual, arquitetura, design de interior, design gráfico, iluminação, embalagens, artes, saúde, fisiologia, processos produtivos de tintas, tecidos, cosméticos, entre vários outros. A ProCor entende que o uso da cor propicia efeitos impactantes na eficácia da comunicação, da apresentação mercadológica de produtos, bem como na estética, poética e conforto ambiental humano.

A missão da ProCor é incentivar o estudo e a difusão de conhecimentos sobre a cor, apoiando o trabalho de seus associados, promovendo uma sinergia produtiva academia|indústria.

A ProCor é o único representante brasileiro na AIC, Association Internationale de la Couleur. Assim, a ProCor também está alinhada com os objetivos da AIC, que são de estimular a pesquisa da cor, difundir este conhecimento e contribuir para a aplicação deste conhecimento na solução de problemas nos campos da ciência, arte, design e indústria.

A Associação ProCor do Brasil propõe-se a: promover grupos de estudos, palestras, seminários e congressos; participar ativamente da AIC; integrar pessoas e instituições que atuam com a cor e divulgar o trabalho desenvolvido pelos seus associados no campo da cor.

A proposta para a instituição de um Dia da Cor foi apresentada pela Associação ProCor ao Dr. José Caivano, quando presidente da AIC – International Colour Association, no IV Encontro Brasileiro da Cor, evento promovido pela ProCor dentro da FEITINTAS de 2010. Na época, o Dr. Caivano comprometeu-se em levar a ideia às demais entidades que integram a AIC, no sentido de que cada país filiado à entidade adotasse uma data para instituir o seu “Dia da Cor”, de acordo com suas tradições e peculiaridades locais. Após isso, foi instituído o Dia Internacional da Cor pelo AIC, mais info neste link. Em 19 de dezembro de 2012, a Lei Nº 14.913, estabeleceu oficialmente o dia 21 de setembro como o Dia da Cor no Estado de São Paulo. Este dia brasileiro foi instituído a partir de uma reunião do então Presidente Paulo Felix e a então Vice-Presidente, Profa. Dra. Paula Csillag, com o deputado estadual, na época, Sr. Bruno Covas, por intermédio do Sr. Antonio Barbosa.

Assim, a Associação ProCor do Brasil adota duas celebrações para o Dia da Cor: em 21 de março, o Dia Internacional da Cor e em 21 de setembro o Dia Brasileiro da Cor. O dia 21 de maço é o equinócio do hemisfério norte, com o início da primavera neste hemisfério. Assim, faz todo o sentido ter o dia Brasileiro em setembro, uma vez que a primavera do hemisfério sul começa com o equinócio em setembro. A primavera é a época de florescimento, na qual as cores começam a reaparecer e, no caso do Brasil, com cores vibrantes e tropicais.

A sede da ProCor está localizada na avenida Paulista, 1313 | 9º andar | São Paulo, SP, onde fica localizado o SITIVESP (Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo). O SITIVESP bem como a ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas) são alguns dos fundadores da ProCor e são membros e conselheiros até hoje. Os interessados em conhecer melhor a associação e/ou integrar-se a ela podem encaminhar e-mail para procor@procor.org.br.

Conheça o ESTATUTO DA ASSOCIACAO PRO-COR DO BRASIL 2020


Diretoria Executiva 2021-2027

Presidente: Paula Csillag – paulacsillag@procor.org.br
Vice-Presidente: Patricia Fecci
Secretário: Alexandre Lopes
Tesoureira: Luciana Ribeiro
Diretora Tesoureira Suplente: Herta Luiza Lenhardt
Executiva VIP: Gisella Prado

Conselho Fiscal 2021-2027

Membros efetivos
Paulo Cesar Aguiar

Rosana Fernandes

Comitê Científico

Prof. Dr. Alexandre Cruz Leão

Profa. Dra. Anamaria Amaral Rezende Galeotti

Profa. Dra. Camila Assis

Profa. Dra. Carla Patrícia de Araújo Pereira

Prof. Dr. Fabio Cuppo

Profa. Dra. Gisela Pinheiro Monteiro

Prof. Dr. João Dalla Rosa Júnior

Profa. Dra. Luciana Martha Silveira

Profa. Dra. Márcia Moreira Rangel

Profa. Dra. Milena Quattrer

Prof. Dr. Pablo Manye

Profa. Dra. Paula Csillag

Prof. Dr. Robert Hirschler

A Associação ProCor do Brasil está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, Lei no. 13.853 e afirma que os dados enviados pelo formulário FILIE-SE indicados na cor AZUL serão utilizados para a finalidade de divulgação no diretório on-line do site da associação, que encontra-se neste link: http://www.procor.org.br/associados/, como forma de apoiar o trabalho de seus associados. A Associação ProCor do Brasil afirma que o associado poderá optar por não ter essa divulgação no diretório on-line, e que, a qualquer momento pode solicitar gratuitamente a remoção de seus dados divulgados, enviando uma solicitação para o Operador dos dados, Alexandre Lopes pelo e-mail, alexandre@alexandrelopes.design e/ou para a Controladora dos dados Paula Csillag, pelo e-mail, procor@procor.org.br.

A ProCor afirma que os dados enviados pelo formulário FILIE-SE também serão utilizados para os seguintes fins: para divulgação por e-mail de notícias e eventos da Associação ProCor do Brasil e para cobrança das semestralidades de filiação à Associação ProCor do Brasil via emissão de boletos pelo banco.

A ProCor afirma que os dados enviados pelo formulário FILIE-SE somente serão utilizados pela ProCor durante a vigência de filiação do associado à Associação ProCor do Brasil. A Associação ProCor do Brasil afirma que o associado poderá a qualquer momento solicitar gratuitamente a remoção completa de todos os seus dados do cadastro da ProCor, enviando uma solicitação para o Operador dos dados, Diretor Secretário Alexandre Lopes, pelo e-mail, alexandre@alexandrelopes.design e/ou para a Controladora dos dados, Presidente Paula Csillag, pelo e-mail, procor@procor.org.br. A ProCor compromete-se a não fornecer diretamente para terceiros os dados deste formulário, seja por integração ou exportação.

Ao enviar o formulário de filiação FILIE-SE à ProCor, o titular dos dados está ciente de que há um processo de aprovação do mesmo pela organização. E, no caso da aprovação, o titular dos dados automaticamente autoriza que a ProCor utilize seus dados para as finalidades e condições determinadas acima, e está ciente dos direitos e deveres como associado, estes presentes no Estatuto da Associação ProCor do Brasil, que encontra-se publicado acima.

Para fins da Lei Geral de Proteção de Dados, Lei no. 13.853, a Encarregada dos Dados dos associados que atua como canal de comunicação entre o Controlador e os titulares e a autoridade nacional é a Presidente da Associação ProCor do Brasil, Profa. Dra. Paula Csillag, que pode ser contactada pelo mail procor@procor.org.br.